A Proposição de Valor da Bitcoin

A Proposição de Valor da Bitcoin

26/09/25Por Tomás MamedeTempo de leitura: 7 minutos

A Bitcoin é uma tecnologia disruptiva sem paralelo. De forma a compreendermos a sua importância é necessário perceber como é que o mundo funciona e como é que ele seria sem esta tecnologia. O maior erro dos críticos é descartar a Bitcoin como uma invenção desnecessária - uma solução à procura de um problema - que beneficia os primeiros investidores à custa daqueles que entram mais tarde.

Até mesmo economistas, vencedores de Prémios Nobel, como Paul Krugman, não entendem o porquê da Bitcoin e porque é que é tão necessária nos tempos que correm. Sem dúvida, isto acontece porque não entende como é que o mundo funciona fora de nações estáveis e ricas. Para referência, este foi o mesmo economista que em 2005 duvidou do impacto da Internet na economia global.


Bitcoin como Solução para Problemas Reais

De facto, as pessoas adotam Bitcoin, não porque é apenas mais uma moda tecnológica, mas porque esta tecnologia revolucionária as ajuda a resolver os seus problemas do dia-a-dia. Em países emergentes, os cidadãos, reféns de dinheiro defeituoso, que perde poder de compra ano após ano, utilizam a Bitcoin de forma a manter o valor das suas poupanças, realizar trocas comerciais e enviar dinheiro a partir do estrangeiro para as suas famílias.

Sem dúvida, há milhões de pessoas por este mundo fora a depender da rede Bitcoin. De acordo com dados do Banco Mundial, cerca de 31% dos adultos, globalmente, não têm acesso a uma conta bancária tradicional, pois o acesso a serviços bancários estão restringidos ou inacessíveis. Mas, qualquer pessoa com acesso a um dispositivo com ligação à Internet consegue ligar-se à rede Bitcoin de forma gratuita e sem precisar de permissão.


Inflação e Preservação de Valor

Para mais de mil milhões de pessoas, a inflação é uma crise e uma luta diária e não apenas um conceito abstrato. Em países como a Venezuela ou o Líbano, as moedas nacionais perdem imenso poder de compra (em média 20% ao ano), o que leva os seus cidadãos a procurar alternativas ao sistema financeiro e monetário tradicional de forma a preservar o pouco poder de compra que lhes resta.

Nestas condições um ativo absolutamente escasso (é matematicamente garantido que nunca existirão mais do que 21 milhões de bitcoins) mas volátil como a Bitcoin é, ainda assim, bastante superior às moedas fiduciárias em decadência. Ao longo dos anos, a Bitcoin teve uma performance superior a todas as moedas fiduciárias no mundo. Graças à sua facilidade de uso, verificabilidade e portabilidade a Bitcoin é bastante mais prática de usar do que o ouro, por exemplo. E, ao contrário do ouro, a Bitcoin pode ser transferida instantaneamente e facilmente escondida e guardada sem correr riscos.


Ineficiência do Sistema Financeiro Tradicional

Por outro lado, o sistema de pagamentos tradicional está repleto de intermediários. Uma simples compra com um cartão bancário envolve várias entidades que cobram taxas pelos serviços que prestam, desde autenticação, até verificação e deteção de fraude. Os consumidores finais, em média, acabam a pagar cerca de 1.5%-3% em taxas e comissões e a liquidação final da transação pode demorar até vários dias.

A Bitcoin e a Lightening Network são capazes de vencer estas ineficiências. Na rede Lightening os pagamentos são praticamente gratuitos, instantâneos e funcionam globalmente. Para além disso, a infraestrutura tecnológica é a mesma tanto para pagar um café no Starbucks como para enviar dinheiro para um familiar em Moçambique. Por isso, a Bitcoin não é apenas uma pequena melhoria face à infraestrutura financeira em vigor. É uma melhoria gigante em termos de custos e velocidade.


Refúgio Contra Repressão e Conflitos

Por outro lado, a Bitcoin também se destaca em contextos de repressão governamental e conflito. Perante a necessidade de fugir de um regime totalitário como jornalista, ativista ou como parte de uma minoria, os ativos tradicionais deixam muito a desejar. Contas bancárias podem ser congeladas. Dinheiro vivo ocupa espaço e pode ser roubado. E ouro é pesado e pode facilmente ser detetado em aeroportos, por exemplo.

Por sua vez, a Bitcoin não tem massa. Com apenas uma seed phrase memorizada é possível transportar milhões de dólares entre países sem ser parado numa única fronteira.

Numa carta ao congresso norte-americano, vários ativistas dos direitos humanos de diversos países defenderam o papel da Bitcoin como forma de resistência perante regimes autoritários. De facto, em países como a Nigéria ou Bielorússia, a Bitcoin tem mantido a sociedade civil viva. Por exemplo, nas primeiras semanas de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a Bitcoin ajudou várias famílias ucranianas quando o sistema financeiro tradicional deixou de funcionar e permaneceu inoperacional durante vários dias.


Oferta Limitada e Procura Global

Deste modo, a Bitcoin não é uma solução à procura de um problema, mas sim a solução para muitos problemas urgentes. Desafios como os que foram acima referidos criam procura real pela Bitcoin, e a oferta absolutamente limitada de 21 milhões de bitcoins significa que existe apenas uma única válvula de escape quando a procura aumenta: o preço.

O mercado onde a Bitcoin continuará a proliferar é absolutamente global e é alimentado pelo desejo de obter um dinheiro neutro que transcenda censura, fronteiras e governos, mesmo que isso escape a algumas elites privilegiadas de certos círculos financeiros em países com economias estáveis.


A Separação Entre Estado e Dinheiro

De facto, a Bitcoin é o ativo digital neutro mais seguro, mais credível e mais valioso. O seu valor assenta na separação entre o Estado e a criação de dinheiro, e da capacidade do primeiro em decidir unilateralmente a política monetária e policiar os movimentos bancários.

A Bitcoin oferece liberdade face a controlos de capital e vigilância financeira, e permite que quaisquer duas entidades ou indivíduos no mundo transacionem a qualquer dia e hora sem necessitar de autorização ou aprovação.


Bitcoin Como Barco Salva-Vidas

Concluímos, assim, que a Bitcoin não é um token especulativo da moda, mas um barco salva vidas para muitos indivíduos, famílias e empresas por todo o mundo que precisam de dinheiro honesto.

A Bitcoin protege contra a inflação, reduz a fricção e as taxas nos pagamento, empodera aqueles que não têm acesso a serviços bancários básicos e estende a mão àqueles que procuram fugir de regimes autoritários. Ao combinar escassez, neutralidade e segurança, a Bitcoin representa uma rede monetária e tecnologia disruptivas à qual o mundo nunca antes teve acesso.